Console de Gerenciamento do DNS/DHCP
Objetos Servidor DNS
Um servidor DNS habilita a resolução de nome DNS para endereço IP e de endereço IP para nome DNS. Para acessar as páginas de propriedades do objeto Servidor DNS, selecione um objeto Servidor DNS no painel inferior da janela do utilitário.
Zonas. Utilize essa guia para ver a lista de zonas atendidas por esse servidor e os respectivos endereços IP, etc.
- Lista de zonas. Esse campo não editável relaciona as zonas atendidas por esse servidor e sua função em cada uma delas.
- Endereço IP do servidor DNS. Esse campo não editável relaciona os endereços IP desse servidor.
- Nome do domínio do servidor DNS. Esse campo exibe o nome do domínio desse servidor DNS no qual ele escuta as consultas.
- Comentários. Utilize esse campo para inserir algumas informações adicionais sobre esse servidor. Este campo é opcional.
Lista de encaminhamento. Especifica os endereços IP dos servidores DNS para os quais são encaminhadas consultas desse servidor caso não seja possível resolver consultas de um cache ou dados autorizados. As consultas não resolvidas são enviadas para esses servidores antes de serem enviadas para os servidores da raiz. Esse campo está relacionado à opção Encaminhar .
- Para adicionar um endereço IP, clique em Adicionar. Para apagar um endereço IP, selecione-o e clique em Apagar.
Lista não encaminhar. Especifica uma lista de nomes de domínio cujas consultas não resolvidas não serão encaminhadas para outros servidores DNS.
- Para adicionar um nome de domínio, clique em Adicionar. Para apagar um nome de domínio, selecione-o e clique em Apagar.
Opções. Utilize essa guia para habilitar a trilha de auditoria, o registro de eventos, etc. para o servidor.
- Registro de eventos. Utilize esse campo para definir o nível de registro de eventos como Nenhum, Eventos mais importantes ou Todos. O registro de eventos especifica o grau de dados de eventos que o servidor coletará. O registro deve ser definido como Eventos mais importantes ou Todos para coletar dados. Para visualizar o registro de eventos, selecione o objeto Servidor e clique em Ver eventos/alertas na barra de ferramentas.
- Habilitar o registro de trilha de auditoria. Marque essa opção para habilitar o registro de trilha de auditoria. Para visualizar o registro de trilha de auditoria, selecione o objeto Servidor e clique em Ver registro de trilha de auditoria na barra de ferramentas.
Opções de Detecção SNMP.
- Nenhuma. Desativa a detecção do SNMP
- Eventos Mais Importantes: Detecta apenas os eventos críticos e importantes (padrão). Os eventos mais importantes e críticos indicam uma mudança significativa no estado do processamento do servidor.
- Todos: Registra os eventos críticos, principais e secundários
- Tamanho Máximo de Cache. Especifica a quantidade máxima de memória em bytes, kilobytes ou megabytes que o servidor pode usar como cache.
- Máximo de Pesquisas de Recursão. Especifica o número máximo de pesquisas de recursão simultâneas que o servidor executa em nome dos clientes.
Lista de Chaves.
Chaves de DNS disponíveis: Exibe uma lista de chaves de DNS disponíveis na árvore do eDirectory. Essas chaves podem ser associadas ao servidor DNS.
Chaves de DNS selecionadas: Exibe uma lista de Chaves de DNS associadas ao servidor DNS.
- Para adicionar a Chave do DNS, selecione a chave > clique em Adicionar.
- Para remover a chave do DNS, selecione a chave > clique em Remover.
- Para adicionar todas as chaves, clique em Adicionar Todas.
- Para remover todas as chaves, clique em Remover Todas.
NOTA: Para adicionar ou remover várias chaves, use a tecla Ctrl para selecioná-las. Em seguida, clique em Adicionar ou Remover, conforme for o caso.
Listas de Controle. Use essa guia para especificar o Controle de acesso ao servidor.
Para adicionar um valor à lista, clique em Adicionar. Para apagar um item da lista, selecione-o e clique em Apagar.
- Filtro de Saída de Zona. Especifica uma lista de endereços IP ou redes que estão autorizados a efetuar transferência de zona a partir desse servidor DNS. Se um valor não for especificado, serão permitidas consultas de todos os hosts.
- Lista Permitir recursão. Especifica uma lista de endereços IP ou redes que podem submeter consultas DNS recursivas desse servidor. A recursão pode ser desabilitada especificando um valor de nenhum. Se não for especificado nenhum valor, serão respondidas consultas recursivas de todos os hosts. O valor especificado permanecerá em vigor somente se o valor da Recursão for definido como Sim. Se esse valor for definido como Não, não serão permitidas consultas recursivas de nenhum host.
- Lista Filtro de consulta. Especifica uma lista de endereços IP ou redes que estão autorizados a consultar o servidor DNS. Se não houver nenhum endereço IP especificado, serão permitidas consultas de todos os hosts. No caso do Linux, especifique a chave DNS nas opções Chave.
- Notificar Também. Especifica uma lista de endereços IP de servidores de nomes que recebem uma mensagem de Notificação sempre que uma cópia nova da zona é carregada.
- Servidores na lista negra. Especifica uma lista de endereços IP dos servidores que são reprovados. O servidor DNS não responderá consultas de ou encaminhará consultas para os servidores relacionados aqui.
Avançado. Use essa guia para especificar opções de zona e de servidor global adicional.
Tópicos da Ajuda